Veja o que é o FGTS e quem tem direito

Nesse artigo vamos falar sobre um assunto que muita gente prentende saber, que é o FGTS, cujo a sigla significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, onde foi criado com a finalidade de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

Saber o que é o FGTS garante ao trabalhador o conhecimento necessário sobre um direito social determinado pelo Governo. Todo mês, os empregadores depositam em contas da caixa economica federal o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O benefício é constituído pelo total de todos os depósitos e os valores pertencem aos trabalhadores que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes. Ainda precisa de mais informações sobre o FGTS, então acompanhe nosso artigo até o final para conferir detalhes importantes sobre o benefício.

Saiba o que é o FGTS

Como já falamos nesse artigo, o FGTS é um direito garantido pela constituição federal e que todo empregador deve respeitar. Os empregadores realizam os depósitos todo início de mês e são os responsáveis por depositar 8% do salário bruto do trabalhador em uma conta da Caixa.

Com o seu FGTS 2020 o trabalhador tem a oportunidade de somar uma valor, como se fosse uma poupança, que pode ser sacado em momentos necessários, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves.

Você que é trabalhador pode utilizar os valores do FGTS para a moradia nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, construção, liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional. Com isso, o FGTS foi se tornando uma das mais importantes fontes de financiamento habitacional, beneficiando o trabalhador brasileiro, sobretudo o que tem uma baixa renda.

Quem tem direito e consulta FGTS

Vale lembrar sempre quem tem o direito sobre o benefício, todos os trabalhadores brasileiros regidos pela CLT e que firmaram contrato a partir de 05 de outubro de 1988 têm direito ao benefício. Além dos que estão registrados na CLT ou trabalhadores rurais, trabalhadores intermitentes, temporários, avulsos, atletas profissionais e empregado doméstico.

Com relação ao empregador doméstico, foi facultado recolher ou não o FGTS referente ao seu funcionário até 30 de setembro de 2015, a partir do mês 10 do mesmo ano, o recolhimento passou a ser obrigatório.

Você que deseja fazer a consulta do benefício é bem simples, além do site, o trabalhador pode optar por outras maneiras a fim de realizar a consulta, porém, forma mais simples de consultar é através do site da caixa.

  • Acesse www.caixa.gov.br/extrato-fgts;
  • Informe o número do seu NIS e clique em Cadastrar senha;
  • Preencha todos os campos com os seus dados pessoais;
  • Crie uma senha com até 8 dígitos e confirme.

Existem várias formas de consultar o seu benefício do FGTS, como você pode está indo nas agências da caixa, telefone 0800 726 0101, sms e email. Para você consultar através destas duas últimas opções é preciso ativá-las no momento do cadastro.