Sisu 2020 – Aprenda a consultar o resultado

O resultado Sisu é um dos momentos mais esperados pelos estudantes que estão concorrendo a uma das bolsas de estudos oferecidos através do programa. O Sisu ou Sistema de Seleção Unificada é um programa do Governo Federal, administrado pelo Ministério da Educação (MEC) que possibilita que diversas instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas nos mais variados cursos.

Se você é uma dos candidatos ou estudantes que aspira por uma bolsa, continue lendo para entender como funciona o sistema Sisu, o que deve ser feito para conseguir a vaga no curso desejado através do Sisu e Como consultar o Resultado Sisu 2020.

Site do Sisu

No site www.sisu.mec.gov.br o estudante terá acesso a uma série de serviços para se preparar para do Enem. É que através do sistema, é possível fazer várias coisas, como por exemplo: realizar a inscrição, acompanhar os resultados do processo seletivo e, também, manifestar o interesse em participar da lista de espera, obtendo mais uma chance de conseguir entrar no curso desejado. Demais, né?

Nas próximas linhas desse artigo, falaremos um pouco mais sobre os serviços oferecidos no site do sistema. Confira:

Sisu Inscrições

É importante informar que as inscrições para o Sisu são abertas poucos dias depois da divulgação oficial das notas do Enem. O candidato irá precisar acessar o site do programa e utilizar as credenciais utilizadas no site do Inep Enem para conseguir se inscrever no sistema.

Resultado Sisu

O resultado parcial do Sisu pode ser visto durante o período de inscrições até o fechamento das mesmas. Depois disso, os candidatos deverão esperar o dia da divulgação oficial do resultado para saber se foram aprovados. Serão selecionados os candidatos concorrentes que possuírem as melhores avaliações.

Sisu Aluno

Por meio do portal do Sisu Aluno é possível para o candidato acompanhar a sua inscrição para as listas de espera que demonstrou interesse. Para conseguir acessar o site, é necessário informar o seu número de inscrição e a senha utilizados para conseguir entrar no  portal do Enem.

Como consultar o Resultado SISU

Os resultados do Sisu são divulgados no mês de dezembro. Sendo que a lista de chamada definitiva, por sua vez, será divulgada no mês de janeiro do ano seguinte. Ou seja, o candidato que realizar a edição do Enem 2020 e se inscrever no Sisu, provavelmente será convocado para o curso escolhido em janeiro de 2020, logo na primeira chamada, se tiver atingido a nota mínima e tenha sido classificado.

O candidato que estiver em dúvida sobre Como consultar o Resultado Sisu, pode ficar tranquilo que o mesmo ser consultado através da internet, por meio do site do sistema na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.

Confira abaixo o passo a passo para consultar o resultado Sisu:

  • Acesse o portal oficial do SISU através do endereço: www.sisu.mec.gov.br.
  • Quando a página carregar, clique em “Ver meu Boletim”. Em seguida, será necessário que o usuário informe o número de inscrição e a senha usados no Enem. Após preencher todos os campos, o usuário irá clicar em “Entrar no SiSU”.
  • Feito isso, o candidato poderá verificar a classificação parcial para os cursos desejados. Caso o candidato tenha sido selecionado, o nome será mencionado na lista de chamada e, então, o mesmo terá um prazo para confirmar o interesse no curso escolhido.

Caso o candidato não tenho sido classificado, a dica é aguardar mais um pouco, pois alguns dias após a publicação da primeira lista, a segunda chamada será publicada. E se ainda assim não tiver sido selecionado, ainda pode manifestar interesse na lista de espera e aguardar.

Resultado do Sisu primeira chamada

O estudante que for selecionado na primeira opção só terá esta oportunidade de efetuar a sua matrícula. Por isso que tão é importante que fique atento aos prazos: sendo classificado em primeira opção, independentemente de realizar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não será selecionado novamente.

Resultado do Sisu segunda chamada

Já o estudante classificado na segunda lista, em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a matrícula na instituição, poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que optou como primeira opção.

Caso, o estudante tenha se matriculado na segunda opção e for cohamado na lista de espera em sua primeira opção – por desistência de candidatos classificados, a realização da matrícula da primeira opção irá cancela automaticamente na matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.


Se ficou alguma dúvida sobre o Sisu 2020 , você poderá deixa-lá nos comentários, pois assim que possível iremos te responder. Boa Sorte!