Saiba abaixo como se inscrever e o que é o FIES

Esse programa é do Ministério da Educação onde é destinado a estar fazendo o financiamento estudantil para a graduação no nível superior, onde as pessoas que estão matriculados em algum dos cursos superiores que não são gratuitos conforme determina a Lei 10.260/2001.

Para você que estar pensando em contratar esse financiamento saiba como se inscrever e o que é o FIES.

Através desse financiamento muitos estudantes consegue conquistar o sonho de cursar uma faculdade e assim alcançar o tão almejado diploma de nível superior
Veja a baixo um pouco sobre o que é o FIES e muito mais sobre esse financiamento.

O que é o FIES?

O Fies nada mais é que um fundo de Financiamento para que todos aqueles que querem conquistar um nível superior consiga alcançar esse objetivo, ou seja, é um financiamento estudantil.

Portanto isso é o que é o FIES 2020, onde além o já exposto é importante ressaltar que apenas estão aptos a recorrer este tipo de financiamento aqueles estudantes que estão matriculados nos cursos superiores onde a instituição tenha uma avaliação que seja positiva para aquele determinado curso junto ao Ministério da Educação.

No ano de 2010, esse tipo de financiamento foi modificado e com isso passou a ser feito de uma forma diferente, onde as mudanças foram as seguintes:

  • A taxa de juros aplicada para esse financiamento a partir das mudanças passou para 3,4% a.a.;
  • O período para carência do FIES passou a ser de 18 meses;
  • O período destinado para a amortização foi para 3 vezes o equivalente ao período que o curso regular deveria dura com o acréscimo de mais 12 meses;
  • O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a partir desse momento passou a atuar como uma espécie de Agente Operador desse Programa para os contratos que foram formalizados o ano de 2010 em diante;
  • O percentual Do FIES subiu para a possibilidade de contratar até 100% o valor da mensalidade do curso;
  • As inscrições não mais tem um período determinado e agora possui um fluxo continuo, onde pode ser solicitada em todos os meses do ano.

É importante falar também que além do o que é o FIES, é relevante saber das mudanças e que a parte da segunda metade do ano de 2015, as taxa para os juros para as novas contratações do financiamento foram de 6,5% ao ano.

O motivo para esse acréscimo foi para que pudesse garantir a sustentabilidade desse programa de grande valia para muitos estudantes. O intuito também foi para estar realizando um realinhamento nessas taxas de juros de acordo com as condições presentes junto as cenário econômico o nosso pais.

Como se inscrever no FIES

Desde das mudanças que ocorreram em 2010 o FIES opera como já foi dito anteriormente em qualquer época do ano, tudo vai depender da necessidade daquele que estar contratando esse financiamento.

Por isso dá importância de saber não só o que é o FIES, mas assim como fazer a sua inscrição e ser beneficiado com esse programa do governo.

As inscrições nos dias atuais são informatizadas e podem ser solicitadas através do Sistema Informatizado do FIES que é mais conhecido pelas suas siglas SisFIES, para ter acesso ao site no qual estar disponível a inscrição basta clicar a sigla acima que você será direcionado.

Confira abaixo os passos para requerer o seu financiamento nesse programa:

1° Passo: Faça a sua inscrição pelo Sistema de Seleção do Fies;

2° Passo: Depois de ser selecionado no primeiro passo vice deve fazer a efetivação da sua inscrição em no máximo 5 (cinco) dias corridos a data da divulgação da seleção;

3º Passo: Após a conclusão da sua inscrição é necessário que faça a validação de todas as suas informações;

4º Passo: Depois de feita a validação de todas as informações, chegou a hora de cumprir com todas as exigências para a formalização da contratação e assim concluir com esse processo de financiamento.

Portanto, acima nós mostramos o que é o FIES e assim como um resumo de como você pode estar fazendo a sua inscrição e com isso ser beneficiado com esse programa que só tem ajudado muitos estudantes a alcançar o objetivo do nível superior.