Requisitos educacionais para se tornar um advogado

O papel dos advogados é aconselhar todos os seus clientes em questões jurídicas. Os advogados podem defender seus clientes dentro e fora do tribunal. Essas funções exigem que os advogados tenham amplo treinamento em procedimentos legais, redação e pesquisa.

Depois de obter um diploma de graduação, os advogados aspirantes devem concluir a faculdade de direito realizem a prova da OAB, para ter direito a carteira de atuação do cargo. Dessa forma, todos os advogados devem passar no exame de ordem do estado para praticar o direito. 

Abaixo, você saberá como quais são os requisitos educacionais para ser um advogado. Por isso, se você tem interesse em passar no exame da Ordem leia atentamente todos os tópicos abaixo. Acompanhe!!

Requisitos educacionais para se tornar um advogado

Para saber quais são os requisitos educacionais para se tornar um advogado da Ordem. De ante mão é necessário saber que Advogados aspirantes devem concluir a faculdade de direito. A inscrição na faculdade de direito exige a graduação em um programa de bacharelado e, em quase todos os casos.

Os candidatos que desejam se especializar em um campo específico do direito podem considerar um curso de graduação nesse campo. Por exemplo, os estudantes que desejam se tornar advogados tributários podem estudar contabilidade, enquanto os interessados ​​em leis ambientais podem considerar se formar em ciências ambientais.

OAB

Embora nenhum campo de estudo seja necessário para a inscrição na faculdade de direito, os aspirantes a advogado devem aprimorar suas habilidades de leitura, fala e argumentação enquanto estiverem na faculdade.

Os cursos de ciências políticas e inglês podem ajudar os alunos a aprimorar essas habilidades e fornecer um meio para apresentar fatos e discutir posições. Os alunos também podem usar essas aulas para fortalecer as habilidades de pensamento crítico e se preparar.

Faculdades de Direito

Os estudantes de Direito normalmente estudam por quatro anos e obtêm um diploma, após a conclusão bem-sucedida de seu programa de graduação. Não existe um currículo obrigatório ou padronizado, mas a maioria das faculdades de direito oferece uma visão abrangente do campo, com cursos de processo civil a direito de propriedade. Os alunos aprendem redação jurídica e são ensinados a realizar pesquisas em bibliotecas jurídicas e on-line.

OAB

Após os primeiros 1,5 anos, os alunos podem começar a se matricular em cursos especializados como direito ambiental ou direito de falências. Os alunos também podem se inscrever para estágios externos que lhes permitam observar e participar de procedimentos legais diários. Além disso, a maioria dos programas oferece clínicas de direito em um campo específico, como o direito ambiental, no qual os alunos trabalham com advogados para pesquisar precedentes e se reunir com clientes.

Exame da OAB

Depois de obter o diploma, os graduados da faculdade de direito devem fazer e passar no exame para o estado ou território Brasileiro. Para que assim que possam colocar em pratica tudo que foi ensinado na Faculdade. Dependendo da jurisdição, o exame da Ordem pode consistir em vários testes diferentes, veja todos os testes por meio do site: https://www.fgvoab.com/.

A maioria das jurisdições também testa os candidatos com conhecimento de conduta profissional apropriada.

De acordo com as estatísticas da OAB estima um crescimento de 6% no emprego para advogados nos anos de 2014-2024. A Ordem de advogado, também indicou que os advogados receberam salários médios de R$ 3,3 mil a 5,7 mil reais.

Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi dito acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarecer o mais breve possível. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares em suas redes sociais. Boa Sorte!!