O que fazer após um acidente de carro? Confira as dicas!

Então você está dirigindo pela rua com sua família e / ou amigos e de repente você e outro veículo se batem e agora você está em pânico no banco do motorista. Uma situação muito ruim a princípio, não é mesmo?

Elaboramos este artigo com o intuito de melhor instruir as pessoas que não sabem como reagir à sua primeira colisão no trânsito. Portanto, aqui vão algumas dicas para ajudá-lo em uma situação como esta. Vamos lá!

Dicas 01 – Mantenha-se calmo

Após uma colisão de automóvel, uma pessoa pode sentir uma quantidade variável e múltipla de emoções que podem afetar a maneira como ele ou ela pode lidar com a situação atual.

O que fazer após uma colisão

É melhor se acalmar usando os métodos que funcionam melhor para você, como respirar fundo ou contar com um número arbitrário. Quando você estiver em um estado de molusco, estará mais apto a lidar com a situação.

Verifique se há ferimentos, pois dependendo da gravidade da colisão de automóveis, pode haver pessoas feridas. Se for um ferimento leve, tente ajudar a pessoa ferida; no entanto, para ferimentos mais graves, chame uma ambulância.

Dica 02 – Ligue para as autoridades

Quando as pessoas estiverem seguras, ligue para a polícia local e atualize-as com os fatos atuais. Dê a eles fatos e não algumas informações ambíguas, como “Eu não estava acelerando” e responda com uma resposta concisa como “Eu estava dirigindo a 64 km por hora”.

Obtenha as informações de qualquer pessoa diretamente envolvida no acidente, como nome, número da carteira de motorista, data de nascimento e endereço. Você também deve anotar o número da licença dos carros e o estado que emitiu a licença dos carros envolvidos no acidente, bem como o número da licença e o estado que emitiu a licença dos carros nas proximidades, pois a polícia pode localizá-los para usar como testemunhas.

Dica 03 – Acione o Seguro

Quanto mais cedo você ligar para o seu agente, melhor será para você. Eles fornecerão informações que ajudarão você a superar esse problema e a voltar à sua vida.

O que fazer após uma colisão

Não assine nenhum documento desconhecido. Assinar algo sem saber o que é, é uma prática insanamente imbecil, para começar, e deve ser aplicada aqui também. Até a polícia explica o que você está assinando, o que geralmente é uma colisão de automóveis e também o seu agente de seguros explicando o que você está assinando também.

Dica 04 – Ligue para um advogado

Ligue para o seu advogado. Quanto mais cedo você entrar em contato com seu advogado, melhor será para você. Eles podem esclarecer quaisquer ramificações legais que você possa ter sobre questões relacionadas à colisão de automóveis, para que você possa entender melhor a situação atual em que está.

Pergunte. Embora a polícia, seu agente de seguros e seu advogado possam fornecer informações, eles assumem que você saberá tudo o que estiver no meio caso não faça perguntas. Mesmo que você esteja remotamente confuso sobre algo, é melhor perguntar agora, em vez de descobrir como isso pode machucá-lo mais tarde.

Lembre-se também de sempre pagar os documentos e impostos do seu veículo dentro das datas corretas, evitando problemas com órgãos de trânsito do seu estado. Por exemplo, no estado da Bahia, a cobrança é feita pelo Detran BA 2020.


Depois de ter conferido estas valiosas dicas, esperamos que você consiga seguir todos os passos ensinados acima em uma situação de colisão de veículos. Caso tenha ficado alguma dúvida, basta deixar um comentário abaixo e aguardar que responderemos assim que possível. Obrigado!