O que esperar ou até mesmo saber sobre o salário mínimo 2020?

Assim como em todos os anos, o Salário Mínimo 2020 também terá seu valor ajustado. Porém, não se anime tanto assim! O aumento será apoiado pelo projeto de lei orçamentaria. E o que isso quer dizer? Que no final das contas o aumento será de um valor bem abaixo das expectativas da população trabalhadora.

O Salário Mínimo 2020 proposto pelo governo ainda é apenas uma sugestão, ou seja, pode ser que ainda não seja a realidade a ser proposta. O valor que consta no projeto de lei orçamentaria enviado em agosto de 2019 é de 1039,00. A proposta está ainda em análise junto ao Congresso Nacional.

Isso será ainda avaliado em conjunto com o texto do projeto de lei que visa instituir o Plano Plurianual – PPA da União, considerando um período válido entre 2020 e 2023! Entenda mais sobre o assunto e a atual proposta e saiba o que esperar do Salário Mínimo 2020.

Valor do Salário Mínimo 2020. O que esperar?

O valor de R$ 1.039 reais é de fato o montante corrigido do ano de 2019. Essa correção é aplicada pelo INPC, ou seja, não é uma política devidamente aplicada por parte do governo para estabelecer o ajuste do salário mínimo.

Portanto, o governo possui um prazo de até o final do ano de 2019 para poder estabelecer, levando em conta suas diretrizes e regras, qual será a política aplicada para o valor!

Salário Mínimo 2020

Isso foi anunciado, inclusive, pelo secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues durante uma coletiva de apresentação do Orçamento para o ano de 2020.

Política de reajuste Salário Mínimo

Até o ano de 2018, a política acerca do reajuste do salário mínimo aprovado por lei tinha como previsão uma correção por meio da inflação. Isso ainda era somado a uma variação do PIB.

Esse foi um modelo mantido desde 2011 até 2019, porém, o aumento acerca do salário mínimo nunca acabou atingindo o valor real.

O motivo? O PIB nacional, mais precisamente em 2015 e 2016, acabou apresentando uma forte retração, evidenciando uma queda de 7% – isso levando em conta os acumulados de ambos os anos!

O valor do Salário Mínimo 2020 ficará, portanto, abaixo da última projeção que foi declarada ainda em abril. Na época, havia o indicativo de que o salário mínimo chegaria ao valor de 1.040 reais.

Essa revisão abaixo da expectativa inicial para o Salário Mínimo 2020 foi em detrimento de uma substancial queda da inflação desse ano que, segundo o INPC, foi de 4,19% para 4,09% nos últimos meses.

O que isso impacta no Salário Mínimo 2020?

É importante salientar que cada aumento de apenas 1 real no salário mínimo apresenta um forte impacto! Ele equivale a cerca de 298,2 milhões de reais no orçamento para o próximo ano.

Além disso, uma grande parcela desse efeito acaba sendo proveniente da própria Previdência Social, ou seja, é uma espécie de efeito “escadinha”.

Porém, mesmo diante de uma pequena redução, que para muitas pessoas não é tão pequena assim, o Salário Mínimo 2020 poderá, certamente, ultrapassar a faixa de mil reais, o que é um marco histórico.

O reajuste previsto ainda apresenta uma evidente alta de cerca de 4%, isso levando em conta o valor vigente, que é de 998,00.

Uma economia de mais de um bilhão!

Segundo um cálculo feito por alguns veículos de comunicação e especialistas da área, o fato de o governo se apoiar em uma projeção mais abaixo do que o esperado acerca da inflação poderá gerar uma economia!

A proposta de um Salário Mínimo 2020 quatro reais a menos com relação ao valor de 1.039, que foram estimados inicialmente, poderá gerar uma economia de mais de 1,2 bilhões de reais para o próximo ano.

Salário Mínimo 2

Isso poderá ocorrer justamente porque os benefícios previdenciários não podem de fato ser menores do que o valor associado ao mínimo.

Segundo os cálculos feitos oficialmente pelo governo, o aumento para cada 1 real de cada salário, mesmo parecendo muito pouco, pode ser capaz de implicar despesas extras. Nesse caso, essas despesas poderiam atingir o montante de cerca de 300 milhões!

O que resta agora ao cidadão brasileiro é aguardar qual será a confirmação do Salário Mínimo 2020 e também segurar as expectativas!