O que é Detran e IPVA RJ

O IPVA do estado do Rio de Janeiro tem como conceito a prioridade de veículos automotores, significando que a pessoa que possui um automóveis, como, carro, moto tem que contribuir com o imposto anualmente. A mesma coisa serve para quem possui ônibus, micro-ônibus, motocicletas, caminhões, ciclomotores, tratores, jet-skis, barcos, lanchas, aviões de esporte e
lazer deve contribuir com esse imposto.

O imposto gera custo a partir do 1ª de janeiro de cada ano, em relação a veículos adquirido em anos anteriores, e também na data da aquisição do veículo, em relação a veículos nacionais novos e na data do desembaraço aduaneiro, em relação a veículos importados.

Nos artigos a seguir você irá ter mais informações detalhadas sobre o IPVA Rio de Janeiro, consultas, formas de pagamentos e o vencimento do licenciamento tudo nesse artigo, não deixe de conferir aqui essas informações faça já o seu licenciamento do IPVA. Leia agora e tire
todas as dúvidas existentes.

Saiba mais sobre o IPVA Rio de Janeiro

Poucas pessoa sabem qual é o órgão que administra o imposto do IPVA, mas, o dinheiro vai para a secretaria do Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, que repassa para a prefeitura implantar o dinheiro em segurança, rodovias e infraestrutura em todo o estado.

A secretaria também é quem defini o valor do IPVA RJ, sendo que ele é diferente para cada tipo de automóvel, tempo de utilização e modelo do veículo. É o Estado define a alíquota que será utilizada como referência na cobrança do imposto detran rj 2020.

O valor das alíquotas do IPVA do estado do Rio de Janeiro ainda não foram alteradas, quem tem veículos movidos a gasolina ou álcool vão se cobrados 4% sobre o valor total do seu veículo, já os outros que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, mesmo que seja todos combinados no mesmo automóvel, terão à alíquota de 3%.

Esse imposto as pessoas devem efetuar o pagamento entre janeiro à abril de qualquer ano, nas datas de vencimentos de cada parcela ou pagamento à vista conforme o número final da placa do veículo. Se você efetuar o pagamento do IPVA de seu veículo à vista na da do primeiro pagamento você terá um desconto de 8% sobre o valor total.

Outra forma que o IPVA libera para você é o parcelamento de até três vezes o pagamento do seu imposto, mas você não terá o benefício do desconto. Além do IPVA, podem ser cobrados na GRD tanto o seguro obrigatório quanto as taxas de serviço do Detran e a tarifa de serviço devido à instituição bancária que arrecada, neste caso o Banco Bradesco.

Pagamento do seu IPVA Rio de Janeiro

Quem possui o veículo automotivo poderá realizar o pagamento do imposto do ano anterior da mesma forma que o IPVA do no corrente, ou seja, em cota única ou em até três parcelas através da GRD.

Caso queira pagar apenas o IPVA deste exercício sem saldar débitos relativos aos anos anteriores, não tem problema. Mas todos os débitos deverão estar quitados antes do agendamento da vistoria efetuada pelo DETRAN, que é anual.

Vamos lembrar que a falta do pagamento do IPVA do Rio de Janeiro automaticamente torna o seu veículo irregular e está sujeito à sanções penais, tributárias ou administrativas conforme o código de trânsito Brasileiro.