FIES – Como se cadastrar, Vantagens, mais

Você com certeza já deve ter ouvido falar do FIES – o Financiamento Estudantil – que é utilizado por estudantes do ensino superior das instituições privadas para financiar o valor integral ou parcial do curso. Mas você sabe como fazer para se cadastrar e contratar esse financiamento?

Se sua resposta for não, basta continuar lendo as dicas que separamos no artigo a seguir. Aproveite para visualizar também mais algumas informações a respeito do programa. Vamos lá!

Como faço para me cadastrar no FIES?

A inscrição para contratar o financiamento é feita através do SisFies (Sistema de Seleção do FIES), no qual você informará os seus dados para conseguir um login e uma senha de acesso. Melhor dizendo, na página de login do programa, realize seu acesso.

FIES

Ao entrar na plataforma, você será redirecionado para a página de cadastramento. Lá  será necessário informar os dados para o cadastro, de acordo com o que está sendo solicitado (informações pessoais, informações sobre o curso e a instituição).

Depois de preencher esses dados, a sua inscrição deve ser confirmada em um período de até 5 (cinco) dias corridos à partir da data de divulgação da pré-seleção e passar novamente as informações necessárias para a confirmação do financiamento.

O que fazer depois da inscrição?

FIES

Após a conclusão da inscrição no SisFIES você terá que validar a informação dadas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua própria instituição de ensino, durante os próximos 10 (dez) dias corridos. Fique atento aos prazos.

Na etapa final,  será preciso confirmar a contratação do mesmo em até 3 (três) dias úteis. Vale lembrar que, na instituição de ensino escolhida também vai precisar ir até o agente financeiro (banco) escolhido, munido de todos os documentos necessários, e com o seu fiador (se for o caso) para a finalização da contratação do financiamento.

Lembre-se também de pagar os seus boletos do Fies sempre nas datas corretas, evitando o acréscimo de juros e dívidas com o banco fiador escolhido. Caso tenha atrasado algum boleto em específico, basta emitir a 2 via do mesmo e quitá-lo o mais rápido possível.

Conheça o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES – surgiu no ano de 1999 para substituir o Programa Crédito Educadito PCE/CREDUC. Ele veio com objetivo de facilitar o financiamento da graduação no Ensino Superior para os estudantes que não tem condições de pagar os estudos em uma universidade particular.

FIES

O programa oferece, além do financiamento dos estudos, outros benefícios como uma taxa de apenas 3,4% ao ano, carência de até 18 meses e a possibilidade de realizar o pagamento do saldo devedor em até 12 anos. Durante o período de utilização do fundo de financiamento você paga apenas uma quantia a cada trimestre.

Antigamente era possível contratar o financiamento em qualquer período, porém, a partir de 2015 os prazos para as inscrições passaram a ser definidos e divulgados pelo MEC, geralmente no início de cada semestre letivo.

Vantagens do FIES

FIES

Se você tem dúvidas sobre as vantagens de tentar um financiamento estudantil através do FIES, tenha em mente os benefícios do programa antes de optar por algum outro financiamento ou por trancar a tua matricula no curso:


O único requisito para participar é estar matriculado em alguma universidade particular;


Você só começa a pagar o financiamento 18 (dezoito) meses depois da conclusão do curso;


O saldo devedor pode ser dividido em até 12 anos, três vezes o tempo de duração de um curso de quatro anos.


Vale a pena, não vale? Outra facilidade oferecida pelo FIES é que qualquer estudante matriculado em uma instituição particular de ensino superior pode contratar o financiamento. Basta apenas a Faculdade estar cadastrada como parceira do programa e ter uma avaliação positiva perante o Ministério da Educação (MEC).

Depois de ter consultado essas valiosas informações, não deixe de estar se inscrever no Fies. Em caso de maiores dúvidas, deixe um comentário logo abaixo para que possamos estar ajudando a resolver o seu problema.