Entenda como funciona a cobrança do imposto sobre veículos automotores

O imposto rodoviário anual é um imposto regional para veículos a motor que transportam pessoas ou mercadorias por estrada. Na Brasil, o imposto rodoviário anual é cobrado pelo estado através do órgão de departamento de trânsito.

Esse valor sobre veículos consiste em um imposto básico e um imposto sobre a potência motriz. O imposto sobre a força motriz é imposto a veículos movidos por outra força ou combustível que não a gasolina.

O imposto sobre veículos de um carro de passeio é composto pelo imposto base e, em alguns casos, um imposto adicional sobre a força motriz.

Veja o momento certo de comprar seu veículo

Se você mora no Brasil e possui um veículo, terá que pagar imposto sobre veículos automotores . Você receberá automaticamente uma avaliação da Administração do detran sp 2020.

Você pode descobrir a taxa de imposto para todos os tipos de veículos usando a ferramenta de taxa de imposto de veículos automotores .

Essa ferramenta também permite que você veja quais tipos de carros com economia de combustível estão isentos do pagamento de imposto sobre veículos.

detran-sp

O imposto base é calculado principalmente com base nos níveis de emissão de dióxido de carbono do veículo, conforme relatado pelo fabricante. Se não for possível encontrar dados de emissões no registro, o imposto de base será calculado com base na massa total do veículo. Os dados de emissões obtidos durante uma inspeção não afetam o valor do imposto.

Além do imposto base, o imposto sobre a potência motriz deve ser pago para carros de passeio que usam outro combustível que não a gasolina.

O imposto sobre a potência motriz dos automóveis de passageiros é normalmente cobrado pelo total ou parcial como veículos movidos a diesel. O nível de imposto para determinadas fontes de energia pode, no entanto, ser menor que esse.

Como funciona as demais cobranças de veículos?

O imposto sobre veículos para vans, veículos de uso duplo e veículos para camping é composto pelo imposto base e, em alguns casos, um imposto adicional sobre a potência motriz.

O imposto base é pago por todas as vans, veículos de camping e veículos de dupla finalidade e é calculado principalmente com base nas emissões de dióxido de carbono do veículo, conforme relatado pelo fabricante. Se não for possível encontrar dados de emissões no registro, o imposto de base será calculado com base na massa total do veículo.

fiscalização-detran

O imposto anual sobre veículos para caminhões é composto por um imposto sobre a potência motriz e, em alguns casos, um imposto adicional sobre a lança.

O tamanho do imposto sobre a potência de condução depende do número de eixos do veículo, massa total e possível uso para puxar um reboque.

Desconto e isenções no imposto

Se você possui um veículo usado pela primeira vez antes de 1 de janeiro de 1975, você está isento do imposto sobre veículos automotores se o veículo for um carro ou van que funciona apenas com gasolina, uma motocicleta ou um caminhão ou ônibus para uso particular.

Um acordo de transição se aplica a veículos que foram usados ​​pela primeira vez após 1 de janeiro de 1975, mas antes de 1 de janeiro de 1988.

consulta-detran

Após o registro do seu carro novo ou usado no Serviço de Registro de Veículos, o informará automaticamente:

  • Você recebe automaticamente uma folha de imposto com um formulário de solicitação de transferência a cada ano, desde que seu veículo esteja registrado.
  • Você paga seu imposto a partir do primeiro dia do mês em que você registrou seu veículo.

Dependendo do veículo tipo ou na atividade do veículo , você pode ter direito a um desconto sobre o imposto de circulação anual.

Tipos de redução:

  • Transporte combinado de reembolso;
  • Desconto para uma atividade relacionada à porta;
  • Desconto para um ônibus que faz parte de uma frota de veículos;
  • Desconto fixo para veículos a GPL.

Em alguns casos, você tem direito a uma isenção do imposto anual de circulação. Se você deseja solicitar uma isenção, envie uma solicitação por escrito à Administração Tributária e Aduaneira.

Tipos de isenções:

  • Isenção para transporte ocasional;
  • Isenção para pessoa com deficiência;
  • Isenção para certos tipos de combustível;
  • Isenção para certos tipos de combustível.

Os impostos cobrados sobre veículos a diesel já são semelhantes aos debates incentivando práticas amigáveis ​​ao meio ambiente e penalizando aqueles que não aderem a essas práticas.