Descubra como consultar o seu licenciamento SP

Se você mora em São Paulo e ainda não acertou as contas com o licenciamento 2020 do seu veículo, é bom começar a se preocupar com mais essa despesa.

Afinal, quem tem carro, moto, caminhão ou qualquer outro veículo automotor precisa estar em dia com a documentação. Ou seja, não basta apenas se preocupar com o IPVA, é preciso regularizar a situação dentro do prazo para não ficar em saia justa com o Detran SP 2020.

Veja a seguir o Licenciamento 2020 e como consultar veículo pela placa em apenas três passos

Valor do Licenciamento SP

O valor do licenciamento varia de estado para estado, ou seja, quem define quanto você irá pagar pela expedição do CRLV é a Secretaria da Fazenda do estado no qual o veículo está registrado.

A melhor forma de descobrir os valores do licenciamento, do IPVA e do Seguro DPVAT é fazendo a consulta no site do DETRAN, como irei ensinar detalhadamente nos próximos tópicos.

Mas para que você possa ter uma ideia sobre os valores, vou citar quatro estados brasileiros que foram os primeiros a divulgar o custo do licenciamento para este ano. O valor do licenciamento de São Paulo é R$ 100,00.

Como Consultar o Licenciamento

Esse procedimento revela tanto a taxa de emissão do CRLV como também o valor do IPVA e o seguro obrigatório para motos, carros, ônibus e caminhões.

 

Embora os passos mudem um pouco conforme o estado, não será difícil encontrar a informação que você deseja, basta seguir etapas descritas a seguir.

Acesse o site do DETRAN de São Paulo que  é www.detran.sp.gov.br. No site do DETRAN, você deve ir em:

  • Consulta veículos” ou “consulta débitos”. A nomenclatura também varia de estado para estado.
  • Você precisa estar com os números do RENAVAM e da placa do veículo em mãos para inseri-los nos campos correspondentes durante a consulta.
  • Com tudo preenchido, a consulta retornará às informações sobre o licenciamento, IPVA e DPVAT do veículo.
  • Após realizar a consulta, você pode providenciar o pagamento no próprio site.
  • Procure, no site, uma opção para emitir a guia de pagamento do licenciamento do seu veículo.

Se você tiver mais de um veículo, terá de realizar esse processo mais de uma vez.

Caso prefira, dirija-se a uma unidade do DETRAN (ou credenciada), informe a placa e o RENAVAM e quite, no mesmo local, todos os valores pendentes para o seu veículo.

Caso você tenha mudado de estado no ano que passou, procure o DETRAN mais próximo de você.

Será preciso informar a situação para fazer a alteração de residência e já pagar o licenciamento para o estado correto.

Licenciamento SP

Em São Paulo, você pode fazer o licenciamento tanto presencialmente quanto pela internet.

Presencialmente, vá até uma agência bancária, cadastrada com o número do RENAVAM, e pague o valor do CRLV mais a taxa de envio dos Correios.Caso exista outro débito, será informado para você nesse momento.

Importante: você só vai conseguir fazer o licenciamento  se estiver com todos os outros licenciamentos e débitos quitados, tais como IPVA, seguro DPVAT e multas. Caso contrário, você precisa regularizar a situação do seu veículo primeiro. Após o pagamento, você receberá o novo documento pelos Correios em até sete dias.

Importante: o CRLV será enviado para o endereço cadastrado junto ao Detran.Por isso, se o seu endereço não estiver atualizado, faça isso primeiramente.

Lembrando, ainda, que você pode consultar os débitos do seu veículo pela internet.

Para fazer isso, primeiramente:

  • Acesse o site do DETRAN de São Paulo: www.detran.sp.gov.br.
  • Depois, clique na aba “pesquisa de débitos e restrições”.
  • Então, assim que abrir outra janela, vá em “pesquisa de débitos e restrições dos veículos do proprietário”.

Caso o veículo seja de outra pessoa, vá em “pesquisa de débitos e restrições dos veículos de terceiros”. Será preciso preencher uma série de dados.

Caso você já tenha cadastro, informe seu CPF (em caso de pessoa física) ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica) e senha.

Se você não tiver cadastro, vai precisar fazer. O procedimento é bem rápido, mas você vai precisar estar com todos os seus documentos e os do veículo em mãos.Feito o cadastro, você poderá consultar os débitos, assim como é feito em outros estados, e conforme expliquei anteriormente.


Esperamos que você tenha sanado todas as suas dúvidas referentes ao Licenciamento SP. Caso tenha restado alguma dúvida a respeito, deixe o seu comentário abaixo para que possamos te responder!