Como se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil – FIES

O processo seletivo do FIES 2020 deve começar no inicio de ano que vem, ou seja, em breve e se você deseja conseguir uma bolsa integral ou parcial para conseguir dar início aos seus estudos de nível superior, deve ficar atento aos prazos e requisitos obrigatórios que fazem parte do processo.

Para conseguir o financiamento existem dois requisitos básicos: estar matriculado em uma instituição particular de ensino superior e ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem (sendo esse ultimo o mais importante).

Todo os anos são realizados dois processos seletivos e para participar do mesmo é necessário primeiro realizar a inscrição no sistema eletrônico do Fies. Quer saber o que é preciso para conseguir o financiamento estudantil? Confira logo abaixo.

Como se inscrever no FIES

As datas para realizar inscrição para participar dos processos seletivos do Fies 2020 serão informadas pelo MEC através de Edital. Antes da inscrição os estudantes universitários devem realizar um cadastro no Fies Seleção informando o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento.

Para conseguir se cadastrar no FIES você precisa estar matriculado em uma instituição de ensino , como já dissemos logo acima. A inscrição é feita através do SisFies (Sistema de Seleção do FIES), um sistema online no qual você informará os teus dados para conseguir um login e uma senha de acesso.

FIES

Com o login e senha definidosvocê precisará informar os dados necessários (informações pessoais, informações sobre o curso e a instituição) para se inscrever.

Depois de informar esses dados você deve confirmar a sua inscrição em um período de até 5 (cinco) dias corridos a partir da divulgação da data da pré-seleção e informar os dados necessários para a confirmação do financiamento.

Ao concluir a incrição no SisFIES você terá que validar a informação dadas na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua própria instituição de ensino, durante os próximos 10 (dez) dias corridos.

Após a validação das informações (dos seus dados e os do financiamento) você deve confirmar a contratação o mesmo em até 3 (três) dias úteis, também na instituição de ensino, munido de todos os documentos necessários, e com o seu fiador, caso seja o caso, no agente financeiro escolhido pelo estudante durante o processo de inscrição.

Vantagens do FIES

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que fornece crédito aos estudantes para que eles quitem o valor da mensalidade de seus estudos na instituição de ensino escolhida.

Se você tem dúvidas sobre as vantagens de tentar um financiamento estudantil através do FIES, tenha em mente os benefícios do programa antes de optar por algum outro tipo de contrato ou desistir do curso:

• Para participar basta estar matriculado em alguma universidade particular;

• Você só começa a pagar o financiamento 18 (dezoito) meses depois da conclusão do curso;

• O saldo devedor pode ser dividido em até 12 anos.

Quer mais informações sobre como se cadastrar no Fies e conseguir financiar até 100% do valor do teu curso, com carência de 18 meses e até 12 anos para pagar? Fique de olhos nos prazos e para maiores dúvidas acesse o portal do Fies no site do MEC.


Esses e outros programas como SISU e Prouni 2020 são muito conhecidos e concorridos entre os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Portanto, é interessante se preparar com antecedência para concorrer à uma oportunidade de financiamento em um deles.

Depois de ter acompanhado essas informações, não deixe de estar acessando o site do FIES para poder estar se inscrevendo no programa. Em caso de maiores dúvidas, faça um comentário abaixo.