A Fazenda 2020 – Descubra como o reality funciona!

Se você é daqueles que curte um programa estilo reality show, vai adorar adorar acompanhar A Fazenda 2020, um programa produzido e exibido pela TV Record, estilo reality que vem fazendo cada ves mais sucesso no Brasil.

A Fazenda é um programa inspirado na versão original sueca, chamada the Farm, criada pela produtora Strix e produzida pela Sony. Esse tipo de programa já fez sucesso em mais de 40 países, incluindo o Brasil, onde A Fazenda se encontra em sua 10ª edição atualmente.

Se você quer saber tudo sobre o programa A Fazenda 2020, leia esse artigo até o final e fique por dentro de tudo que precisa sobre um dos maiores reality show do nosso país. Confira!

A Fazenda 2020

Como citamos mais acima, A Fazenda é um reality show brasileiro produzido e exibido pela emissora Record e que é baseado no formato The Farm, que foi originalmente criado em 2001 pela produtora sueca Strix e produzida em associação com a Sony Entertainment e Endemol. A direção geral do programa A Fazenda é de Rodrigo Carelli e apresentação, atualmente fica por conta de Marcos Mion. O reality é exibido diariamente e mostra os participantes em uma fazenda lidando com tarefas típicas do meio rural.

O reality é formado por um grupo de celebridades ou subcelebridades da mídia que vivem juntos 24 horas por dia em uma fazenda, localizada na cidade de Itu, durante as primeiras oito temporadas, e em Itapecerica da Serra, a partir da nona temporada.

O lugar  de confinamento é totalmente isolado do mundo exterior e dos meios de comunicação, mas os participantes são monitorados por câmeras 24 horas por dia, sem privacidade, por três meses. Todos os participantes enfrentam provas semanais na esperança de chegar à grande final e, claro, ganhar o prêmio milionário.

A cada temporada, 14 a 17 participantes, em média, como atores, cantores, modelos e subcelebridades da mídia se tornam peões e precisam apresentar habilidades com atividades do campo. Acordar cedo, ordenhar vacas, dar banho em cavalos, recolher os ovos das galinhas, plantar, colher, aprender a lidar com carroças, arados são algumas das atividades que deverão ser feitas pelos participantes. O programa é exibido diariamente por três meses.

Votação A Fazenda R7

Para sobreviver até a final, os candidatos ao prêmio de 2 milhões de reais precisam passar por diversas atividades, além de provas estabelecidas pela  direção do programa. A seguir, você vai conferir como funcionam algumas dinâmicas do reality.

Fazendeiro da Semana: O Fazendeiro da Semana é a pessoa responsável por delegar as tarefas na Fazenda durante uma semana, ficando imune neste período.


Tá na Roça: A cada semana, três participantes são indicados à Roça e passam pela votação do público. O telespectador escolhe qual personalidade sairá do programa por meio de votação, que é realizada por telefone e internet através do Portal R7.


Prova de Fogo: Nesta prova, os peões, menos o Fazendeiro da Semana, realizam um desafio que testa as habilidades físicas e emocionais dos competidores. O perdedor do desafio, é automaticamente indicado para o “Tá na Roça”. A Prova da Chave dava o direito a um competidor de ser o guardião de uma Arca, dentro dessa arca poderia existir um, dois, três ou até mais envelopes.

Os envelopes poderiam trazer benefícios ou malefícios na dinâmica do jogo, além de prêmios. A partir da nona temporada, a Arca foi substituída por um Container. A Prova de Fogo dá o direito a um competidor de ser o guardião de um Lampião, dentro desse lampião existe duas chamas, que podem trazer coisas boas ou ruins aos participantes.


Depois de 3 meses, os três que resistirem a todos os conflitos, provas, desafios, tarefas, entre outras adversidades, participam da grande final. E neste momento do programa, o público também decide quem será o grande vencedor votando através do telefone e site oficial da Record. O escolhido do público sai do reality com a conta bancária recheada.

Na segunda temporada, a Record decidiu utilizar o sistema Pay-Per-View para uma transmissão diária de 24 horas pela TVA e Telefônica TV Digital. A partir da terceira temporada o sistema foi substituído pela transmissão 24 horas grátis, via internet no R7, que ocorre diariamente. Até a nona temporada, não havia transmissão às sextas-feiras.Na décima temporada a transmissão passou a ser através do serviço de streaming pago PlayPlus.


Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário aqui abaixo para que possamos te responder!